1-IDENTIFICAÇÃO:
· ESCOLA: Colégio de Aplicação da UFS
· SÉRIE: 2a serie do ensino médio
· TEMA: Equilíbrio Químico
· DURAÇÂO MÉDIA: 10 horas
· PROFESSOR (A): Estagiaria(o): Jany Cleide e Eunides
2-EMENTA
A evolução do conhecimento sobre o equilíbrio químico: As constantes do equilíbrio(Kc e Kp), apresentação do equilíbrio, a relação entre Kc e Kp, o equilíbrio hidrogênio, o avanço para o equilíbrio, equilíbrio e estequiometria, o grau de equilíbrio, o equilibro iônico, a constante de ionização de acido, a constante de dissociação de base, Lei de diluição de Ostwald, o deslocamento do equilíbrio principio de Le Chatelier, a variação da concentração, efeito do íon comum, variação da pressão, variaçao da temperatura, adição do catalisador, equilíbrio iônico na água, produto iônico da água, PH e POH, água pura e soluções, solução tampão, hidrolise de sais, o caráter acido-base na hidrolise salina, produto de solubilidade e a relação entre o Kps e o coeficiente de solubilidade.
3-OBJETIVOS GERAIS
Fazer com que os alunos aprendam os conceitos científicos, possibilitando condições que propicie a mudança conceitual partindo de fatos concretos, observáveis que levem a sua própria autonomia sobre o conhecimento.
- Possibilitar o entendimento do tema “O equilíbrio de ionização da amônia” explorando situações que envolvem a química do “Principio de Le Chatelier”, em problemáticas de neutralização da solução. E a compreensão do que acontece quando o indicador muda de cor rosa para o incolor e vice-versa.
4- DESENVOLVIMENTOS DOS CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM
Conteúdos conceituais | Conteúdos procedimentais | Conteúdos atitudinais |
Compreender a evolução do conhecimento sobre o equilíbrio químico | Realizar experimento simples | Ter autonomia sobre o assunto |
Entender as constantes de equilíbrio Kc e Kp | Efetuar cálculo matemático | |
Estabelecer as formas na apresentação do equilíbrio | Observar o conteúdo | |
Observar a relação entre Kc e Kp | Expressar idéias e argumentos | Saber trabalhar em grupo |
Compreender o equilíbrio hidrogênio | Ouvir e perguntar | Posicionar-se favoravelmente em busca de soluções |
Entender as realizações de medidas no avanço para o equilíbrio | Reorganizar o conhecimento dentro do contexto | Ter habilidade de leitura de interpretação de texto |
Descrever as concentrações molares das diversas substancia, envolvendo equilíbrio, estequiometria e grau de equilíbrio | Construir e analisar gráficos com o programa QuipTabela | Ter autoconfiança |
Observar as soluções aquosas de ácidos, bases e sais em: equilíbrio iônico, constante de ionização de acido, constante de dissociação de base e lei de diluição de Oswald | Trabalhar com jogos didáticos usando o computador. | |
Entender as interferências e as perturbações no deslocamento: no principio de Le Chatelier, variação da concentração, efeito do íon comum, variação da temperatura e adição de catalisador | Construir mapas conceituais | Ter segurança sobre o conteúdo |
Compreender como a água pura se ioniza formando os íons hidrogênio e hidroxila estabelecida no equilíbrio iônico da: no produto iônico da água PH e POH, água pura e soluções tampão | Observar e manusear material de laboratório | Respeitar o fenômeno observado |
Observar a derivação do acido e base na hidrolise se sais e o seu caráter | Produzir novos conhecimentos diante de uma situação real | |
Entender uma solução saturada ou insaturada como conceito do produto de solubilidade e a relação entre Kps e coeficiente de solubilidade | Unitizar modelos explicativos para compreender a dissolução e a neutralização da solução | Cooperar, respeitar, valorizar o seu trabalho e dos seus colegas |
Compreender o Experimento do equilíbrio de ionização da amônia | A apresentação de vídeo para contextualizar com assunto | Observar com atenção o vídeo |
5-PROCEDIMENTOS DE ENSINO
5.1- Estratégias de ensino:
· Organizadores prévios- uma solução amoniacal para limpeza- “efeito do íon comum”;
· Aulas expositivas interativas- sistematização e socialização, dos conteúdos trabalhados ocorrerão ao término de cada atividade;
· Trabalhando o texto: “a neutralização da solução no princípio de Le Chatelier.”
· Experimento simples: o deslocamento do íon no momento que a solução muda de cor;
· Com mapas conceituais: sistematização e socialização e/ou avaliação dos conteúdos trabalhados.
· Jogos didáticos: o lúdico e processo de ensino de aprendizagem- caça-palavras.
OBSERVAÇÃO: A avaliação ocorrerá ao longo do desenvolvimento das atividades respeitando-se os princípios básicos definida na lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), onde o resultado obtido pelos estudantes ao longo do desenvolvimento da unidade será mais valorizado que nota da prova final. avaliação continuada.
5.2-Os recursos:
a) Humanos: alunos professores do ensino médio.
b) Materiais: papel oficio; material de laboratório (reagentes vidraria e materiais diversos); papel madeira; cartolina; cola; tesoura; régua; CD; pincel para quadro branco; giz/apagador; transparência, dentre outros.
c) Equipamentos: computador e acessórios, equipamento básico de laboratório, retroprojetor/data show, dentre outros.
6-BIBLIOGRAFIA:
a) Para o aluno- livros adotados na escola da educação básica e pesquisa no Google.
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