domingo, 11 de dezembro de 2011

Plano de Ensino/Plano de Atividade/ Plano de Unidade


 
1-IDENTIFICAÇÃO:
·         ESCOLA: Colégio de Aplicação da UFS
·         SÉRIE: 2a serie do ensino médio
·         TEMA: Equilíbrio Químico
·         DURAÇÂO MÉDIA: 10 horas
·         PROFESSOR (A): Estagiaria(o): Jany Cleide  e Eunides

2-EMENTA
            A evolução do conhecimento sobre o equilíbrio químico: As constantes do equilíbrio(Kc e Kp), apresentação do equilíbrio, a relação entre Kc e Kp, o equilíbrio hidrogênio, o avanço para o equilíbrio, equilíbrio e estequiometria, o grau de equilíbrio, o equilibro iônico, a constante de ionização de acido, a constante de dissociação de base, Lei de diluição de Ostwald, o deslocamento do equilíbrio principio de Le Chatelier, a variação da concentração, efeito do íon comum, variação da pressão, variaçao da temperatura, adição do catalisador, equilíbrio iônico na água, produto iônico da água, PH e POH, água pura e soluções, solução tampão, hidrolise de sais, o caráter acido-base na hidrolise salina, produto de solubilidade e a relação entre o Kps e o coeficiente de solubilidade.          
3-OBJETIVOS GERAIS
Fazer com que os alunos aprendam os conceitos científicos, possibilitando condições que propicie a mudança conceitual partindo de fatos concretos, observáveis que levem a sua própria autonomia sobre o conhecimento.
- Possibilitar o entendimento do tema “O equilíbrio de ionização da amônia” explorando situações que envolvem a química do “Principio de Le Chatelier”, em problemáticas de neutralização da solução. E a compreensão do que acontece quando o indicador muda de cor rosa para o incolor e vice-versa.
4- DESENVOLVIMENTOS DOS CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM  

Conteúdos conceituais
Conteúdos procedimentais
Conteúdos atitudinais
Compreender a evolução do conhecimento sobre o equilíbrio químico
Realizar experimento simples
Ter autonomia sobre o assunto
Entender as constantes de equilíbrio Kc e Kp
Efetuar cálculo matemático
Estabelecer as formas na apresentação do equilíbrio
Observar o conteúdo
Observar a relação entre Kc e Kp
Expressar idéias e argumentos
Saber trabalhar em grupo
Compreender o equilíbrio hidrogênio
Ouvir e perguntar
Posicionar-se favoravelmente em busca de soluções
Entender as realizações de medidas no avanço para o equilíbrio
Reorganizar o conhecimento dentro do contexto
Ter habilidade de leitura de interpretação de texto
Descrever as concentrações molares das diversas substancia, envolvendo equilíbrio, estequiometria e grau de equilíbrio
Construir e analisar gráficos com o programa QuipTabela
Ter autoconfiança
Observar as soluções aquosas de ácidos, bases e sais em: equilíbrio iônico, constante de ionização de acido, constante de dissociação de base e lei de diluição de Oswald  
Trabalhar com jogos didáticos usando o computador.
Entender as interferências e as perturbações no deslocamento: no principio de Le Chatelier, variação da concentração, efeito do íon comum, variação da temperatura e adição de catalisador   
Construir mapas conceituais
Ter segurança sobre o conteúdo
Compreender como a água pura se ioniza formando os íons hidrogênio e hidroxila estabelecida no equilíbrio iônico da: no produto iônico da água PH e POH, água pura e soluções tampão
Observar e manusear material de laboratório
Respeitar o fenômeno observado
Observar a derivação do acido e base na hidrolise se sais e o seu caráter
Produzir novos conhecimentos diante de uma situação real
Entender uma solução saturada ou insaturada como conceito do produto de solubilidade e a relação entre Kps e coeficiente de solubilidade
Unitizar modelos explicativos para compreender a dissolução e a neutralização da solução
Cooperar, respeitar, valorizar o seu trabalho e dos seus colegas
 Compreender o Experimento do equilíbrio de ionização da amônia
A apresentação de vídeo para contextualizar com assunto
Observar com atenção o vídeo


5-PROCEDIMENTOS DE ENSINO                                                                             
 5.1- Estratégias de ensino:
·          Organizadores prévios- uma solução amoniacal para limpeza- “efeito do íon comum”;
·          Aulas expositivas interativas- sistematização e socialização, dos conteúdos trabalhados ocorrerão ao término de cada atividade;
·          Trabalhando o texto: “a neutralização da solução no princípio de Le Chatelier.”
·          Experimento simples: o deslocamento do íon no momento que a solução muda de cor;
·          Com mapas conceituais: sistematização e socialização e/ou avaliação dos conteúdos trabalhados.  
·          Jogos didáticos: o lúdico e processo de ensino de aprendizagem- caça-palavras.
OBSERVAÇÃO: A avaliação ocorrerá ao longo do desenvolvimento das atividades respeitando-se os princípios básicos definida na lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB), onde o resultado obtido pelos estudantes ao longo do desenvolvimento da unidade será mais valorizado que nota da prova final. avaliação continuada.   
5.2-Os recursos:
a) Humanos: alunos professores do ensino médio.
b) Materiais: papel oficio; material de laboratório (reagentes vidraria e materiais diversos); papel madeira; cartolina; cola; tesoura; régua; CD; pincel para quadro branco; giz/apagador; transparência, dentre outros.
c) Equipamentos: computador e acessórios, equipamento básico de laboratório, retroprojetor/data show, dentre outros.  
  6-BIBLIOGRAFIA:
a) Para o aluno- livros adotados na escola da educação básica e pesquisa no Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário